-
Arquitetos: UrbanCarve
- Área: 3200 m²
- Ano: 2023
Inspiração - Situado entre rodovias movimentadas e canteiros de obra e adjacente à antiga cidade industrial de Wan Chai Tsin, a "Floresta de Blocos" é uma floresta tranquila e movimentada de puro branco, verde e rosa. O telhado chanfrado, como um bloco de construção, combina habilmente a função de parede externa de sinalização, para que o fluxo de tráfego na estrada rápida possa ver claramente o centro de recepção, e também permite que a atmosfera estática dos anos e os benefícios publicitários não sejam apenas uma escolha, mas que se dêem através do design criativo.
Propriedades únicas - É preciso mais do que autopromoção barulhenta para tornar um centro de recepção bem-sucedido. Localizado em uma quadra com poucos espaços abertos, a "Floresta de Blocos" faz pleno uso de suas características amplas, mantendo quase 10 metros de cinturão verde fora do volume do prédio de 111 metros de comprimento. Também configura cuidadosamente um átrio em sua base e cria uma área de lazer para pais e filhos. Através de janelas amplas do chão ao teto, os residentes da cidade antiga que caminham aqui podem ver facilmente o que está acontecendo. Não é barulhento, mas pode atrair naturalmente os olhares dos moradores próximos e também transmitir calorosamente a imagem de um lar.
Tecnologia de realização - Partindo da imagem da floresta, o projeto é cheio de personalidade arquitetônica calorosa e infantil, que se estende de fora para dentro. Ao entrar, é possível ver que o arquiteto transforma o conceito de uma árvore da floresta em uma estrutura de guarda-chuva arqueada e a conecta com o teto em diferentes direções, criando o interesse em múltiplos ângulos de visão. Dessa forma, a atmosfera natural é introduzida no interior, desfazendo a fronteira entre dentro e fora. Por outro lado, as faixas de luz nas paredes curvas e as cortinas levemente drapeadas separam suavemente as mesas de recepção. Através dos compartimentos sutis, não apenas se mantêm a privacidade e a função de separação, mas também permitem que o ar e a luz fluam naturalmente no edifício.
Propriedades técnicas - Como a inspiração do projeto, o conceito de floresta também incorpora o espaço de conversa do segundo andar do prédio. Partindo da ideia de que a floresta possui paisagens diferentes em cada altura, o projeto cria uma cavidade rebaixada superior profunda e uma grande janela lateral para que as pessoas no segundo andar possam olhar para o céu como se estivessem olhando para a lacuna entre as árvores no chão, e também virar a cabeça para ver o tráfego na estrada elevada, por uma perspectiva diferente, para reentender o assentamento.
Operação / Fluxo / Interação - Junto com o vidro de piso a teto do lado de fora que permite que os vizinhos vejam uma variedade de paisagens, o projeto também está presente na caixa VIP interna, bem como nas janelas e portas de piso a teto que conectam o átrio externo. Quando as pessoas estão sentadas nessa caixa, também podem sentir o verde externo e empurrar diretamente a porta para o átrio, como se estivessem relaxando no átrio de casa e fazendo um churrasco confortável.
Resumo da pesquisa - Localizado em Wan Chai Tsin, um distrito industrial próximo a uma via rápida, o projeto torna a "Floresta de Blocos" um meio suave na dura imagem urbana, transformando o centro de recepção em um espaço verde agradável e um parquinho para crianças. Também é o lugar onde Wan Chai Tsin pode ser visto novamente de múltiplas perspectivas, o que faz com que essa rua com poucos espaços abertos tenha mais possibilidades de interação vizinhança.
Desafio - Como a proposta está localizada na base com uma diferença significativa de altura e é adjacente a um canteiro de obras, o projeto usa habilmente materiais de resíduos do local para preencher o átrio, o que alivia a diferença de altura e reduz indiretamente a frequência de caminhões entrando e saindo para limpar e transportar resíduos. Através da estratégia de matar dois coelhos com uma cajadada só, o problema é resolvido de forma inteligente.
Além do uso de resíduos de construção para preencher a lacuna, os móveis macios do projeto foram, em sua maioria, objetos reciclados, para que o projeto arquitetônico temporário do centro de recepção não cause muito desperdício após a demolição, e o conceito de sustentabilidade seja implementado na "Floresta de Blocos".